14 DE DEZEMBRO DE 2017
REDES SOCIAIS
REUNIÃO COM A CATEGORIA - SABADO 29.07 APARTIR DAS 8:30 - NA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU - PITUBA, PROXIMO DO HOSPITAL DA BAHIA
INSPEÇÃO SEGUNDO SEMESTRE 2017 COMEÇA DIA 01/08/17
NOVO LAYOUT
Encontre a sua van para ir ao Carnaval
REUNIÃO / CONFRATERNIZAÇÃO 2016
REUNIÃO COM A CATEGORIA /ASSOCIADOS
INSPEÇÃO SEGUNDO SEMESTRE
CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA NOSSA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E CONSCIENTIZAÇÃO AOS PAIS
REUNIÃO 30.04.2016- ASSOCIADOS-PERMISSIONARIOS
Começa nesta segunda-feira vistoria do transporte escolar em Salvador
TRANSPORTE ESCOLAR LEGALIZADO, O NOSSO DIFERENCIAL É A SUA TRANQUILIDADE.
NOTÍCIAS

Esclarecimento referente a Resolução 541/2015

ESCLARECIMENTO REFERENTE RESOLUÇÃO 541/2015 DO CONTRAN, DA OBRIGATORIEDADE DO USO DO DISPOSITIVO DE RETENÇÃO PARA O TRANSPORTE DE CRIANÇA ATÉ 07 ANOS E MEIO NOS VEÍCULOS ESCOLARES (CADEIRINHA) E UMA SUPOSTA PADRONIZAÇÃO DA FROTA ESCOLAR.

Nos últimos dois meses a prestação do serviço de transporte escolar ficou em evidência, seja pela suposta padronização da frota, que seria a substituição dos veículos atuais com capacidade de passageiros a partir de 07 lugares por veículos com capacidade a partir de 15 lugares, dando preferência a ÔNIBUS. Beneficiando exclusivamente os empresários e fabricantes, seja pela obrigatoriedade do dispositivo de retenção para o transporte de crianças até 7 anos e meio (cadeirinhas).

Na padronização da frota, observamos que a preferência por ônibus, para tal serviço, só traria transtornos no âmbito mobilidade urbana e da segurança, pois, os veículos atuais em razão de seu tamanho, podem entrar em alguns condomínios para pegar e deixar a crianças, assim como em várias ruas estreitas onde estão localizadas as escolas. Outro ponto a ser observado, é que a referida padronização excluiria vários trabalhadores que não teriam condições de trocar os seus veículos, os quais ainda se encontram financiados e, mesmo quitados, seu valor não seria suficiente para a aquisição dos referidos ônibus, que custam em torno de R$ 280.000,00, fora a manutenção, seguro, licenciamento e local para guardá-lo.

DA OBRIGATORIEDADE DO USO DO DISPOSITIVO DE RETENÇÃO PARA O TRANSPORTE DE CRIANÇA ATÉ 07 ANOS E MEIO NOS VEÍCULOS ESCOLARES (CADEIRINHA). Veja a reportagem do Jornal Nacional.

Defendemos todo e qualquer dispositivo de segurança.  Entretanto sabemos que os atuais veículos que operam o sistema de transporte escolar brasileiro são dotados apenas de cintos abdominais, dificultando a fixação das cadeirinhas, representando risco à integridade da criança.  Os nossos veículos estão de acordo com as regulamentações já previstas em âmbito nacional atendendo as exigências de segurança aprovadas e previstas pelo INMETRO, prova disto é que a Resolução 288/2010 do próprio CONTRAN não prevê a obrigatoriedade das cadeirinhas em taxis, coletivos e VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR. Outro ponto a observar é que não há registros oficiais que evidenciem a existência de acidentes no transporte ESCOLAR LEGALIZADO. Pois, todos nós cumprimos com as obrigações de manutenção e vistorias, dispomos De equipamentos de segurança, incluindo tacógrafo que controla a velocidade. Somos capacitados através de cursos nos conscientizando a dirigir com responsabilidade e prudência, afinal transportamos o maior bem de toda família.

Não há, pois, razões lógicas para a Resolução 541/2015 sobrepor a norma anterior nesse sentido.

Não poderíamos deixar de lembrar o episódio dos kits de primeiros socorros que, na prática, não trouxeram eficácia alguma e cuja exigência somente beneficiou fabricantes e comerciantes que exploraram o fato.
 
Salientamos alguns pontos que inviabilizam a operacionalidade da nova exigência, são estes:

  • No momento de buscarmos e levarmos as crianças perderemos muito tempo, para fixar as cadeirinhas uma a uma. Imaginem no transporte de 10 crianças! Essas terão que acordar mais cedo, para que não cheguem atrasadas na escola e chegarão mais tarde em suas casas.
  • Não só transportamos crianças abaixo de sete anos e meio, onde guardaremos as cadeirinhas para transportar as maiores?
  • Defendemos o uso do bebê conforto para o transporte de crianças abaixo de 02 anos, visto que se trata de um público específico, que não está sendo conduzido para a escola e sim a creche, e ressaltamos que essa não é a nossa demanda.
  • Para que as novas regras sejam obedecidas de forma precisa por todos, será necessário grande investimento para adaptação do veículo.
  • Cada cadeirinha ocupará dois espaços, desta forma, infelizmente, os valores hoje aplicados, sofrerão reajustes para evitar perdas por parte dos transportadores.


Por último, chamamos a atenção para o fato de que:

Os Transportes Coletivos, vans de turismo, taxis e ônibus interestaduais que fazem passeios e aulas de campos para as escolas, transportam crianças abaixo de 07 anos e meio, não foram incluídas nessa obrigatoriedade.

Além do exposto acima seremos obrigados a optar por transportar a Educação Infantil ou Ensino Fundamental acima de 08 anos, e desta forma os pais que tem dois filhos (as) em idades diferentes terão que separa-los utilizando dois transportes.

Entendemos que os prejudicados serão não só para os transportadores, mas para as crianças e os pais.

Para que os seus filhos continuem sendo transportados pelos Tios e Tias de sua confiança.

Queremos ouvir o seu posicionamento. Clique no link abaixo para votar A FAVOR ou CONTRA dessa resolução.

VOTAR NA ENQUETE



ARQUIVO DE NOTÍCIAS

- INSPEÇÃO do 2º semestre de 2017.

- Reunião Sintest - Faculdade Mauricio de Nassau

- Em parceria com o DETRAN, acontecerá o Curso de Reciclagem do Transporte Escolar.- GRATUITO. Dias 03 e 10/06/17 das 7:30 as 14:00, 02 sábado. Inscrições até sexta 02/06/2017 diretamente na ESCOLA PÚBLICA com Tiago.

- INSPEÇÃO PRIMEIRO SEMESTRE 2017

- REUNIÃO NA COTAE SOBRE O NOVO LAYOUT

- Encontre a sua van para ir ao Carnaval

- HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

- REUNIÃO/CONFRATERNIZAÇÃO

- Confraternização / Reunião 2016

- REUNIÃO SINTEST 03/09

- INSPEÇÃO SEGUNDO SEMESTRE

- MOVIMENTO DOS TRANSPORTADORES ESCOLAR

- COMUNICADO .

- ARRAIA DANADO DE BAÕ

-

- CARREATA- VALORIZAÇÃO DA NOSSA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E CONSCIENTIZAÇÃO AOS PAIS PARA SÓ CONTRATAREM TRANSPORTE LEGALIZADO

- REUNIÃO 30.04.2016- ASSOCIADOS-PERMISSIONARIOS

- REUNIÃO COM FABIO MOTA

- Começa nesta segunda-feira vistoria do transporte escolar em Salvador

- TRANSPORTE ESCOLAR LEGALIZADO, O NOSSO DIFERENCIAL É A SUA TRANQUILIDADE.

 

           

© 2013 - Todos os direitos reservados.